Por que ZOE?

Uma das perguntas que sempre nos fazem, diz respeito ao significado de ZOE e como chegamos a ele. Pois bem, quando decidimos empreender, tínhamos em mente que o nome desse empreendimento teria que ser curto, fácil para lembrar, escrever e pronunciar.

Chegamos ao ZOE e descobrimos que seu significado é amplo. Tem origem grega e significa "vida" ou “vidente”. Seu significado carrega consigo um sentimento de vivacidade, de quem vive a vida com alegria e intensidade ou de quem tem visão e é sagaz.

Os judeus de fala grega começaram a usar este nome em substituição a Eva. Zoé e Eva partilham do mesmo significado. Santa Zoé foi uma mártir cristã, cuja festa se comemora no dia 5 de julho. Zoe, é mencionada pelo menos 126 vezes pelos escritores do Novo Testamento.


Zoé, também, era filha “porfirogênita” (nascida quando o pai reinava), (c. 978–1050) foi imperatriz bizantina, partilhando o poder (15 de novembro de 1028 - 1050), e única imperatriz de 19 de abril a 11 de junho de 1042. Zoé casou-se pela primeira vez com cerca de 50 anos de idade. Apesar da idade muito avançada para a época, casou-se ainda mais duas vezes. Rezam as crônicas que Zoé era senhora de uma beleza espantosa. Tinha noção dos seus encantos e usou-os enquanto pôde. Diz-se que transformou parte dos seus aposentos em laboratórios onde investigava unguentos e óleos de forma a conservar a sua pele sem rugas até os 60 anos de idade.



A partir desse último registro histórico, encontramos a justificativa para nos apropriamos do nome ZOE, sendo esse, também, o nome do nosso empreendimento.





Mas, fomos mais longe, e ao nome, adicionamos uma borboleta estilizada, cujo significado e simbologia nos remete novamente a felicidade e beleza, mas também a renovação e transformação.






A partir daí, encontramos um conjunto de valores que formam o DNA do nosso empreendimento e que une conhecimento técnico aliado ao profissionalismo de seu corpo clínico por meio de tratamentos que seguem o rigor científico e o atendimento personalizado.


A ZOE em seus diversos significados, nos inspira para viver intensamente o processo constante de transformação da vida, tendo a prevenção como pilar para a manutenção da saúde, beleza e o bem-estar.

Na ZOE, corpo, mente e a alma se conectam!






Por IL Hermann








Fonte:

Dicionário de nomes próprios, disponível em: https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/zoe/

Igreja online, disponível em: https://zoe.pt/index.php/12-quem-somos/27-o-que-significa-zoe

Nicolas OIKONOMIDÈS, “The Mosaic Panel of Constantine IX and Zoe in Saint Sophia” in Revue des études byzantines, Vol. 36, 1978, p. 219-232. https://www.persee.fr/docAsPDF/rebyz_0766-5598_1978_num_36_1_2086.pdf

142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo